Tecnologia Assistiva


A tecnologia assistiva trata da acessibilidade. O símbolo da ONU para acessibilidade é formado por figuras humanas dispostas em círculos

Tecnologia Assistiva

O ITS BRASIL adota o conceito de Tecnologia Assistiva do CAT. O Comitê de Ajudas Técnicas – CAT, foi instituído no âmbito da Secretaria dos Direitos Humanos – SDH, da Presidência da República. O conceito é compreendido da seguinte forma:

“Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.” (Comitê de Ajudas Técnicas, Corde/SEDH/PR, 2007).

 

Capa do Livro Pesquisa Nacional de TA

Pesquisa Nacional de Tecnologia Assistiva

É uma Pesquisa realizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS BRASIL). Ela consiste em obter conhecimento do que já foi produzido e visa auxiliar as políticas no âmbito da CTI. Assim, políticas que busquem soluções para a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social das pessoas com deficiência e idosos são subsidiadas com maior precisão

 

Capa do livro Tecnologia Assistiva: Experiências inovadoras

Tecnologia Assistiva (TA): Experiências inovadoras – soluções de acessibilidade

Neste livro são apresentadas algumas experiências de inovação realizadas, tanto pela academia, como por empresas e entidades da sociedade civil. Essas experiências mostram soluções de acessibilidade que têm significativo impacto para a autonomia e inclusão social das pessoas com deficiência. Mostram a importância do financiamento da inovação em Tecnologia Assistiva e caminhos a seguir.

Legislação Brasileira

Portal Assistiva ITS BRASIL

Voltar