O que é a Tecnologia Social?


“Conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida” (ITS BRASIL. Caderno de Debate – Tecnologia Social no Brasil. São Paulo: ITS. 2004: 26)

O ITS BRASIL, com o Fórum Brasileiro de Tecnologia Social e Inovação, além de desenvolver ações voltadas para a inclusão social, tem se preocupado com o uso das tecnologias como ferramentas necessárias para solucionar problemas sociais.

O diálogo entre os saberes populares e acadêmicos se tornam imprescindíveis. As dimensões humana e social estão em primeiro plano. O conhecimento existente na comunidade necessita ser valorizado.

Ao incentivar o debate sobre Tecnologia Social (TS), o ITS BRASIL ressalta o “campo do fazer” e a atuação das instituições da sociedade civil organizada como produtoras do conhecimento de modo a aproximar os problemas sociais de suas soluções.

“Tecnologia Social é a ferramenta que agrega informação e conhecimento para mudar a realidade. Por isso dizemos que ela é a ponte entre as necessidades, os problemas e as soluções que a gente encontra”, explica Irma Passoni, uma das fundadoras do Instituto.

A TS promove educação, cidadania, inclusão, acessibilidade, sustentabilidade, participação e cultura. Pode e deve ser utilizada nas mais variadas localidades do país, desde que adaptada e assumida pela comunidade.

Enfim, a Tecnologia Social “não é um modelo pronto. É uma metodologia em transformação, onde as pessoas que precisam das soluções são parte delas, assumindo o processo da mudança”.

Ainda segundo Passoni, “o fundamental é a inclusão”; por isso, o ITS BRASIL nunca oferece “pacotes” de Tecnologia Social. Constrói soluções com as comunidades. As pessoas se apropriam das soluções, se empoderam, introjetam esse conhecimento e replicam onde existe a realidade a ser transformada.

Conheça as 4 dimensões da Tecnologia Social

1. CONHECIMENTO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA

A TS tem como ponto de partida os problemas sociais;
A TS é feita com organização e sistematização;
A TS introduz ou gera inovação nas comunidades.

2. PARTICIPAÇÃO, CIDADANIA E DEMOCRACIA

A TS enfatiza a cidadania e a participação democrática;
A TS adota a metodologia participativa nos processos de trabalho;
A TS impulsiona sua disseminação e reaplicação.

3. EDUCAÇÃO

A TS realiza um processo pedagógico por inteiro;
A TS se desenvolve num diálogo entre saberes populares e científicos;
A TS é apropriada pelas comunidades, que ganham autonomia.

4. RELEVÂNCIA SOCIAL

A TS é eficaz na solução de problemas sociais;
A TS tem sustentabilidade ambiental;
A TS provoca a transformação social.


SATECS

Conheça o Sistema de Análise de Tecnologias Sociais – SATECS – desenvolvido pelo ITS BRASIL. Clique aqui para conferir.


EBook Gratuito

O que é Tecnologia Social

O ITS BRASIL preparou um eBook reunindo o conceito, as dimensões, exemplos de aplicação e projetos de Tecnologia Social desenvolvidos pelo Instituto. Confira clicando no botão abaixo:

Baixar eBook Gratuito

Voltar